Festa da Castanha

A Festa da Castanha realizou-se pela primeira vez em 2016 e é readitada este ano de 2022.
Encontra informações sobre a Festa deste ano na Página do Facebook ou aqui.

Reviver tradições envolvendo os castanheiros e as castanhas foi o principal objectivo da Festa da Castanha que decorreu nos dias 29 e 30 de Outubro de 2016, na nossa Aldeia do Bispo, no concelho da Guarda. O evento, promovido pelo Centro Cultural e Desportivo de Aldeia do Bispo, em parceria com a Junta de Freguesia e com o apoio da Câmara Municipal da Guarda, atraiu centenas de pessoas.

Um evento de animação sócio comunitária, focado na preservação e valorização dos produtos endógenos da terra, em particular do precioso fruto de Outono, a castanha, e na promoção da reflorestação de novos castanheiros, numa homenagem a esta espécie endémica da região, pela relevante importância que a mesma teve ao longo das últimas gerações na vida social das gentes de Aldeia do Bispo, nomeadamente na alimentação, na economia familiar, na medicina tradicional, na cultura, no artesanato e ainda na tradição oral e lúdica.

Contrariar a desertificação cultural e económica, (re)inventar formas de revitalizar e dinamizar os espaços/lugares construídos e antigos, promover e divulgar o Museu da Castanha, incentivar novos produtores e proporcionar-lhes conhecimentos na área, através de colóquios e experiências, facilitar a comercialização de produtos da terra, mostra e degustação de doçaria e outros menus ligados a este fruto do Outono, potencializando a economia local, constituem as linhas de força deste projecto, de curta duração no tempo, mas que se pretende de longa memória e prolongado futuro.




A partir da “Toca da Recepção”, os visitantes eram convidados a fazer um percurso que incluía a “Toca da Poesia”, a “Toca da Fotografia” e a “Toca dos Garotões”, bem como tasquinhas e pontos de venda. Castanhas, pão, mel, biscoitos, filhós, jeropiga, ginjinha e muitos outros produtos fizeram as delícias dos transeuntes.





Nos dois dias da Festa, Aldeia do Bispo da Guarda homenageou de uma forma diferenciada “a castanha e o castanheiro” através de um festival de cultura popular, com grande envolvimento comunitário. Milhares de visitantes reflectiam nos seus rostos um ar de satisfação e admiração pela descoberta singular dos lugares, das pessoas, das cores, do cheiro, da poesia, das marcas do tempo, da comida e dos produtos endógenos da terra misturados num frenesim saudável e contagiante.


Referências:
CCD Aldeia do Bispo - Festa da Castanha
Facebook Festa da Castanha
Jornal A Guarda - Festa da Castanha ajudou a reviver tradições
Beira.pt - Feira da Castanha em Aldeia do Bispo (Guarda)
Localvisão TV - "A castanha deu mote para um evento que dinamizou a localidade da Aldeia do Bispo, numa igual preservação e valorização dos produtos endógenos da terra"
Portugal em Direto 08 Nov. 2016 - Dez anos Museu da Castanha





Comentários

Mensagens populares