Homenagem às Ceifeiras de Aldeia do Bispo

O mural de homenagem às Ceifeiras de Aldeia do Bispo, celebra a arte e a tradição rural “as Ceifas e a Malha do pão na Eira”, caraterizada pelo trabalho árduo dos camponeses, aliado ao património imaterial da música popular.

 🎶 "Ceifadeira ceifa ceifa,
ajuda o teu namorado, 
cantar uma cantiguinha, 
ceifar o pão do teu lado..." 🎶 


 🎶 "Corta minha foice corta,
Por esse pão que é rarinho.
Quem houver de andar p'ra outrem,
há-de andar com cuidadinho.

O senhora nossa ama,
Ponha a candeia na sala.
Venha a ver o seu ranchinho, 
Que vem da sua ceara" 🎶 

A arte urbana criada por Nuno Miles, presta tributo ao trabalho do campo e à memória das gerações que moldaram a identidade da nossa Aldeia. À semelhança do projeto criado pelo Grupo de Cantares “Camponeses de Aldeia do Bispo”, fundado em 9 de novembro de 1997, este mural reforça o compromisso com a preservação do património imaterial.

O grupo, que nasceu da I Feira Antiga realizada em Aldeia do Bispo, foi o embaixador e guardião dos cantares e tradições das suas gentes, proporcionando às novas gerações a partilha dos sons e rituais de outros tempos.


Em 2007, lançou o disco "À Luz da Candeia", uma recolha dos cantares relacionados com o ciclo anual das tradições ancestrais da sua terra. Dos cantares de trabalho, aos de cariz religioso e profano, onde se inclui a canção "A Ceifadeira", símbolo da resistência e alegria dos camponeses.

Este mural proporciona ainda uma viagem sensorial e visual às raízes da nossa terra. 🌾🎵


A inauguração do mural teve lugar no evento Arte e Música na Aldeia, no dia 6 de abril de 2025, e foi um momento de grande emoção e simbolismo. Alguns dos elementos do Grupo de Cantares “Camponeses da Aldeia do Bispo” voltaram a dar voz à Música das Ceifeiras.

Comentários

Mensagens populares