Maria de Lurdes Rodrigues Pires

Imagem

14 janeiro de 1931
93 anos


Maria de Lurdes Rodrigues Pires nasceu no dia 14 de janeiro de 1931 na Quinta do Noeme, Alfarazes, que pertence à freguesia da Guarda. Filha de Maria Joaquina Rodrigues, nascida e criada em Aldeia do Bispo e de Augusto Pires. Foi criada na Quinta do Noeme pelo seu pai até ao casamento onde se dedicava à vida agrícola e à chamada lida da casa.


Aos 22 anos casou-se com Manuel Marques e foi viver para a Quintazinha do Mouratão, terra do marido, foi mãe de nove filhos e a partir do casamento a sua vida foi dedicada ao trabalho agrícola tendo sido caseira em várias quintas da zona da Guarda. O seu trabalho como caseira era tratar das terras e dos animais dos donos destas quintas, as colheitas e os animais nascidos num determinado ano eram depois divididos com os proprietários dos locais.

Em 1992 depois de um incêndio queimar toda a zona circundante das casas da Quinta do Jardim em que vivia e onde trabalhava de “meias” a sua vida mudou, teve que vender quase todos os animais e foi então nessa altura que decidiu ir viver para Aldeia do Bispo onde se dedicou mais uma vez à pastorícia e ao cultivo da terra.


Atualmente, e, devido à idade deixou de lado a pastorícia e o cultivo da terra para os filhos, mas continua a tratar de uma pequena horta, a produzir queijo para consumo próprio com leite de ovelha e cabra e algum enchido.


A avó Maria, como é amavelmente tratada pelos seus netos e bisnetos, é caracterizada pela sua baixa estatura e pela sua irrequietude, ou não fora ela uma mulher que dedicou toda a sua vida ao trabalho duro do campo. É uma contadora de lengalengas, histórias e cantigas de antigamente que adora ensinar às suas bisnetas sempre que a acompanham nas tarefas que ainda hoje faz. É avó de 14 netos e de 6 bisnetos.

Escrito pelos netos, dezembro de 2024.

Comentários

Mensagens populares