Atelier da Lã - Aldeia do Bispo
"Uma tarde solarenga, muito bem passada e acolhedora como as gentes desta freguesia.
Como planeado, as boas vindas foram no Centro Social e Cultural da Aldeia do Bispo, através da Isabel Pedro, tomado o café, seguimos até à antiga escola primária onde ainda se podia ver várias ferramentas de ensino usadas do século passado, a exposição de fotografia “Fragmentos da Urbanidade” de António Correia, anos 30 e 50 da Guarda que decorria naquele espaço e foi o local escolhido para iniciarmos o nosso querido Atelier da Lã.
Um pequeno grupo da casa de Saúde Bento Menni, um senhor vindo de Oliveira de Azeméis, mais um pequeno grupo do centro dia da aldeia e alguns habitantes, tornaram esta tarde fria de inverno, numa tarde calorosa e bastante agradável à volta da mesa a trabalhar o genuíno cobertor de papa.
A nossa Artesã Gabriela Matos elaborou uma árvore onde os participantes tiveram que preencher com pequenas flores feitas à mão e ainda uma ovelhinha, feita com pequenos pedaços de cobertor, um ponto simples com a agulha e lã fizeram-se pequenas bolinhas para preencher o corpo do animal.
Após mais uma sessão fora de portas e muito bem sucedida, chegou o momento de visitar a Aldeia através de uma caminhada interpretativa conduzida pelo presidente Micael Costa. Visitamos a Igreja Matriz onde decorria a exposição “Outros Objetos de Culto” juntou-se a nós o professor de história João Camurça que acrescentou ainda mais riqueza e conhecimento a esta caminhada.
Logo de seguida, mesmo ali ao lado fomos conhecer a casa adquirida pelo professor, um autêntico museu dos anos 80, onde cada detalhe faz-nos viajar até aquele tempo.
Prosseguimos até ao forno comunitário, sempre acompanhados com a bela paisagem imponente das nossas serras. Pelo caminho, mais um local digno de se visitar, o Museu dos Santinhos Adornados, uma casa cheia de trabalhos realizados pela Maria da Conceição. Por último e não menos importante, o ex-líbris da freguesia, o Museu da castanha que preserva e valoriza este produto endógeno da nossa região, a castanha e que tem a decorrer a exposição "Costurando memórias"- Etnologia e Tecnologia Têxtil, uma bonita homenagem a todas as costureiras da terra.
Posto isto, podemos concluir que esta freguesia é uma enorme atração turística e com um vasto património natural, histórico e cultural. Merece toda a sua visita e contemplação.
O nossos agradecimento a todos os envolvidos! Saímos de coração cheio desta atividade."
Testemunho da Associação Cultural e de Melhoramentos do Bairro Nossa Senhora de Fátima (ver aqui)
Não conhecia esta aldeia, mas rapidamente fiquei encantado!
ResponderEliminarA dinâmica de um jovem presidente, uma atividade relacionada com o território e gentes tão acolhedoras como a própria freguesia. Adorei passar neste local e certamente voltarei. Recomendo sem dúvida nenhuma, uma visita por esta aldeia com um vasto património natural , histórico e cultural, onde a paisagem envolvente tira nos o folgo de tão bela. Alguns dos pontos mais conhecidos: O Museu da Castanha, Casa dos Santinhos Adornados, a sua majestosa Igreja Matriz, Casa da Tia Pacheco, Forno comunitário e Escola primária.
Até breve!