18º Aniversário do Museu da Castanha
Exposição interativa de fotografia - Gentes da Aldeia
No dia 14 de abril deste ano 2024, a Escola Primária tornou-se o cenário de uma sessão fotográfica especial, dedicada a eternizar os rostos e histórias das pessoas com mais de 80 anos. Essa sessão, intitulada "Capturando Memórias", foi uma celebração das contribuições dessas gerações à comunidade, preservando o patrimônio coletivo que nos conecta ao passado.
Agora, essas imagens ganham um novo palco: na exposição "Gentes da Aldeia", parte das celebrações do 18º aniversário do Museu da Castanha.
Homenagem às gerações nascidas entre 1928 e 1944 em Aldeia do Bispo
A exposição comemora a história viva que se reflete nos rostos, cheios de sabedoria, marcados, alguns dos quais, com o trabalho no campo e com a terra, com a castanha, revelando as marcas das nossas tradições. Cada fotografia, artefacto e relato pessoal traz à vida as experiências e memórias de uma comunidade que, ao longo de gerações, moldou a nossa identidade.
Adota uma dimensão digital, integrando QR codes em cada fotografia. Ao realizar o scan do QR code, o visitante é redirecionado para uma página individual com informações adicionais sobre a pessoa retratada, incluindo conteúdos multimídia como: fotografias, áudios e vídeos.
Estas páginas individuais revelam histórias, memórias e elementos únicos da vida de cada morador, proporcionando uma experiência interativa.
Organização: Junta de Freguesia de Aldeia do Bispo e Museu Etnográfico da Castanha.
Apoio: Câmara Municipal da Guarda, Museu da Guarda, Rede Cultural e Criativa da Guarda.
Comentários
Enviar um comentário