1º Sábado Criativo n`Aldeia 25 de Janeiro
Convidamos toda a comunidade (desde as crianças aos avós) a participar no primeiro Sábado Criativo n`Aldeia, que se irá realizar no dia 25 de janeiro às 16h no Museu da Castanha da Aldeia do Bispo, onde se encontra a exposição Interativa de Fotografia "Gentes da Aldeia".
1º Sábado Criativo n`Aldeia com a Gabriela Matos e as Histórias da sua Avó
Neste primeiro sábado Criativo n`Aldeia, teremos connosco a autora Gabriela Matos, natural da Aldeia de Sortelha, que nos irá apresentar a sua obra de arte, o livro “Contos da minha Avó”. Iremos ouvir a história por de trás desta obra de arte e a Gabriela irá ler para nós os contos da sua avó.
Queremos também abrir espaço para que as gentes e os avós da Aldeia e as gentes que estiverem presentes, partilhem as histórias tradicionais e que seguem e passam de geração em geração. Desta forma os adultos recordam e trazem vida aos contos dos antigos e as crianças bebem desta sabedoria geracional, que lhe estimula de forma doce e gentil a criatividade e o imaginário.
Esperamos por todos para dar assas aos Sábados Criativos n`Aldeia!
Projeto Sábados Criativos n`Aldeia do Bispo
Com o início do novo ano 2025, queremos também dar início a novos projetos que possam trazer mais vida, dinâmica, experiências e mais especificamente cultura e arte à Aldeia do Bispo.
Sendo também uma Aldeia que acolhe cada vez mais famílias e que é cada vez mais visitada, sentimos a necessidade de criar uma dinâmica mensal para as crianças, famílias, comunidade e todas as pessoas que sempre quiserem participar.
Desta vontade nasce o Projeto Sábados Criativos n`Aldeia, que será um encontro para crianças, famílias, comunidade e todas as pessoas que sempre quiserem participar, onde será explorada uma forma de arte - literatura, música, teatro, artes circenses, pintura, decoração, costura, olaria, cerâmica, carpintaria, entre outras, fazendo sempre a ponte com a cultura e tradições das gentes da Aldeia e da Beira Alta, e das temáticas da vida presentes em cada mês.
Ao mesmo tempo cria-se a dinâmica de utilização da Biblioteca da Aldeia, onde se irá promover a leitura através da troca e requisição de livros para as crianças e adultos, podendo em cada mês cada criança ou adulto requisitar um novo livro e entregar no sábado do mês seguinte.
Cada encontro irá acontecer na Aldeia do Bispo, tendo como ponto de encontro a Escola Primária da Aldeia, no entanto a atividade pode ser desenvolvida noutro ponto da mesma Aldeia se assim se justificar.
Será sempre realizada no último sábado de cada mês a iniciar em janeiro de 2025. É uma iniciativa direcionada para todas as crianças, jovens, famílias e comunidade que queiram participar.
Com especial atenção para as crianças, jovens, famílias e comunidade da Aldeia e do Distrito da Guarda.
Consoante o artista convidado atividade pode ser direcionada para crianças desde os 3 anos ou apenas a partir dos 6 anos, informação que será facultada no momento da divulgação da atividade. Será uma atividade gratuita para as famílias.
Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia da Aldeia do Bispo que conta com o apoio da Daniela Pereira, Joana Cavaleiro e Maria Miguel.
Cada sábado será dinamizado por um artista convidado diferente, trazendo à Aldeia a sua obra de arte e explorando-a com as crianças e as famílias.
Com esta iniciativa pretendemos:
- Explorar de diferentes formas de arte desde a infância, promovendo a criatividade inata das crianças, através de diferentes formas de expressão;
- Dinamizar de forma artística o fim-de-semana das crianças e jovens da aldeia e de todas as crianças e jovens que queiram estar presentes;
- Promover tempo de qualidade e crescimento entre as crianças/jovens e a sua família;
- Valorizar os artistas locais, mostrando a sua arte e facilitando a sua exploração pelos habitantes da Aldeia e de todos os que se quiserem juntar;
- Criação, cuidado e utilização da Biblioteca d`Aldeia;
- Semear e alimentar o gosto natural pela leitura e pelo cuidado dos livros da comunidade.
Excelente iniciativa. Nada como fomentar o gosto pela leitura desde pequeninos. Ótima ideia para aproveitamento de algum tempo livre sem outra tecnologia que não seja a leitura, a palavra, a partilha e a convivência.
ResponderEliminar