Projeto Oficina Cinema Gerações

A Freguesia de Aldeia do Bispo apoia a promoção do projeto Oficina Cinema Gerações, em parceria com o Cineclube da Guarda, Município da Guarda, a Associação ARS-ID e o Centro Social e Cultural de Aldeia do Bispo.

A sessão de apresentação do projeto decorre na próxima segunda-feira (dia 7 de novembro) às 10h30 na Casa do Povo.

A Oficina Cinema Gerações é composto por 6 sessões e uma apresentação com a visualização do filme realizado (data a anunciar posteriormente).

Projeto Cinema Gerações

O envelhecimento populacional apresenta-se como um dos maiores dilemas socias em todo o mundo, sendo crescente a necessidade de criação de estratégias de intervenção mais directas nos idosos e futuras gerações, com vista a promover um aumento na sua qualidade de vida, considerando não só a faculdade de a pessoa ser fisicamente activa, mas também a capacidade participativa da mesma na vida social, económica e cultural na sociedade em que se insere.

A participação em actividades de criação colectiva, promovem o aumento da autoconfiança e autovalorização, na medida que são trabalhadas as suas ideias, os seus conhecimentos, as suas memórias. A criação estimula a mente e isso reflecte-se na saúde mental, uma vez que são desenvolvidas funções cognitivas, criatividade, bem-estar psicológico, um aumento de memória, que se traduzem numa redução de stress e sentimentos positivos.

O projecto Cinema Gerações pretende promover um envelhecimento criativo a partir do qual se propõe estimular a descoberta pessoal, a participação e cooperação em actividades comunitárias, proporcionando novas experiências envolvendo as diferentes áreas do conhecimento e promovendo uma cultura visual no sentido da fruição estética e simultaneamente da pedagogia da imagem cinematográfica em todo o processo.

Apresenta como principal objectivo a investigação, a selecção e recolha das memórias das pessoas seniores utilizando como suporte a linguagem cinematográfica, através da realização de duas oficinas de cinema de 20h, que se desenvolvem ao longo de dois meses, que compreendem visualização de filmes seguidas de debate, conhecer e experienciar todo o processo de criação de um filme e filmagem, no sentido de estimular nos participantes (séniores) a activação da memória, tornando presente um património imaterial esquecido e que através do cinema se expõe na sua autenticidade. No final duas apresentações públicas do trabalho desenvolvido.

No conjunto, os participantes, são desafiados a exprimir através da linguagem do cinema, memórias, lembranças de histórias, objectos, ambientes vividos. Por via de uma metodologia com base na experimentação, desenvolvemos formas pedagógicas de apreensão da linguagem e matéria cinematográficas, privilegiando uma abordagem ao cinema através do ver e do fazer.

Para o desenvolvimento constituímos uma equipa de dois formadores profissionais, especializados e experimentados, titulada pelo realizador António Lopes, que tem trabalhado nos últimos seis anos na implementação e desenvolvimento de projetos de promoção e divulgação cinematográfica, que têm ao seu dispor equipamentos tecnológicos de som, imagem e edição profissionais.

São parceiros do projecto:
- o Município de Belmonte e a Junta de Freguesia de Aldeia do Bispo (Guarda), prestando apoio logístico na implementação das sessões de trabalho e de apresentação, e na divulgação do programa.
- a Associação ARS-ID, que coloca ao dispor os seus recursos especializados no apoio à construção do projecto através de consultoria especializada nos aspectos relacionados com a programação, produção, comunicação e registo dos processos de trabalho e dos resultados finais.
- a Solis Associação - Academia Sénior e o Centro Social e Cultural de Aldeia do Bispo, na sensibilização e criação do grupo de trabalho composto pela comunidade sénior.

Trata-se de um projeto transversal e inserido numa vasta região do interior profundo, predominantemente rural, em processo de desertificação e com indicadores de desenvolvimento humano muito desfavoráveis. Pretende-se assim contribuir para a inversão desta situação, através da realização deste programa de atividades, num trabalho em articulação com a Comunidade, no desenvolvimento do conhecimento e promoção da cultura cinematográfica.

As oficinas promovem a adopção de práticas ambientais sustentáveis e modelos de produção cinematográfica mais verdes, nomeadamente: documentação em formato digital, aproveitamento da luz natural para filmar, entre outras.

Comentários

Mensagens populares