Reflorestação no Penedo Ladário 2024

"No passado dia 7 de abril regressamos ao local Penedo Ladário onde desde 2018 a Quercus Guarda e a Junta de Freguesia da Aldeia do Bispo têm reflorestado este espaço com espécies autóctones através de candidaturas ao Programa Floresta Comum da Quercus e contando com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e do Município da Guarda. Este ano a atividade contou também com o apoio da empresa COFICAB.

Com uma nova candidatura de 600 árvores aprovada para retancha do espaço existente, proveniente do Viveiro Florestal da Malcata (no Sabugal), as especies maioritariamente para plantação foram o Carvalho-Alvarinho (quercus robur), Freixo (floximus angustifolia) e Carvalho-negral (quercus pyrenaica).

Verifica-se um crescimento de várias árvores como: Medronheiros, Azinheiras e Bétulas plantadas nos últimos anos, como mostram as fotografias seguintes.







Foram plantadas algumas Azinheiras e Carvalhos em áreas diferentes do terreno. E este ano plantamos alguns exemplares de uma espécie rara e ameaçada na flora portuguesa - o Teixo (taxus baccata). Trata-se de uma árvore pequena ou arbusto, de folha persistente e copa cónica e larga, é uma espécie de crescimento lento que pode elevar-se até aos 25 metros, embora raramente chegue a esta altura. Como curiosidade acredita-se que os arcos de Robin dos Bosques eram fabricados a partir da madeira de Teixo. É importante ainda referir que à excepção dos frutos, todas as partes desta espécie são tóxicas, a ingestão das suas folhas por animais, como por exemplo cavalos, pode levar à sua morte.



Fica desde já o desafio de no próximo outono/inverno voltarmos ao local para acompanhar a evolução das árvores plantadas e continuar a reflorestar com espécies autóctones este local."

Texto e fotografias Bruno Almeida, Quercus Guarda





 

Comentários

Mensagens populares