Tarde da Castanha com Oficina de Teatro Infantil


No dia 10 de novembro vivemos uma tarde envolvidos na Lenda São Martinho e no que essa lenda nos traz para os dias de hoje. Abrimos espaço para que as crianças que connosco estiveram, sentissem um espaço seguro e preparado para receber e deixar florescer a sua criatividade e imaginação e fossem os verdadeiros autores de pequenas cenas de um teatro. A recriação da lenda de São Martinho na Aldeia do Bispo com apanha das castanhas do Cavaleiro e do Mendigo e a criação de pequenas representações dos atos do São Martinho nos dias de hoje, partindo das vivências de cada criança, na escola, em casa ou no seu bairro ou aldeia. Em todas as situações criadas pelas crianças permanecia em comum, ajudar quem precisa ou quem pede a minha ajuda, dando o que tenho naquele momento.


Tarde da Castanha na Aldeia do Bispo
Oficina de Teatro Infantil da Lenda de São Martinho 

Uma tarde onde as crianças puderam receber algumas estratégias e dicas mais especificas do que é fazer teatro e de sentirem na própria pele, tanto a pessoa que precisa de ajuda como a pessoa que dá essa ajuda. Vivenciamos também com a expressão corporal o que é sermos um cavaleiro, um mendigo, alguém corajoso, alguém muito seguro em si, alguém triste, alguém que precisa de ajuda, alguém que pede esmola entre outras expressões que foram surgindo da exploração da Lenda de São Martinho.



 
Fizemos ainda a visita ao Museu da Castanha da Aldeia do Bispo, onde está uma exposição sobre o São Martinho e foi mais um momento importante para integrar a história que tínhamos estado a explorar e as crianças tiveram oportunidade e fazer mais questões e aprofundar o tema.


Seguimos rumo ao encontro com a Comunidade da Aldeia, os seus visitantes e os familiares das crianças, que depois da Visita Comentada à Aldeia do Bispo, com o Historiador de Arte Carlos Caetano, estavam prontos a ver apresentação do teatro que as crianças tinham estado a criar durante a tarde. Criar a oportunidade de as crianças apresentarem aos adultos o que surgiu da total criação e imaginação deles, trazendo de forma original e com novas recriações a Lenda São Martinho. Um momento importante para as crianças e para os adultos onde se encontram para partilhar e nessa partilha vivenciar um bonito pôr do sol de um belo dia outono, o Verão de São Martinho.


 




A Junta de Freguesia agrade o envolvimento e colaboração da Daniela, Joana e Maria pela dinâmica envolvente e inspiradora que criaram nesta tarde tão especial. O vosso empenho em dar vida à Lenda de São Martinho, envolvendo as crianças, as suas famílias e a comunidade, proporcionou momentos de criatividade, partilha e reflexão. O texto que elaboraram, repleto de detalhes e significado, capta de forma maravilhosa a essência do que vivemos juntos – a celebração de valores como solidariedade, generosidade e união.

O vosso trabalho é uma inspiração e deixa um impacto muito positivo na nossa freguesia. Muito obrigado a todos!




Comentários

Mensagens populares