Polidesportivo reabilitado com pintura, manutenção e novo espaço artístico

O Polidesportivo de Aldeia do Bispo tem agora uma nova vida. Após trabalhos de manutenção, pintura e a criação de um espaço artístico inspirador, o local apresenta-se renovado e mais acolhedor, pronto a receber toda a comunidade.

A reabilitação começou de forma especial no Dia Mundial da Criança, 1 de junho, num evento comunitário que juntou crianças e famílias numa ação de arte urbana participativa. A iniciativa foi orientada pelo artista Telmo Lourenço (@teal.art).

Inspirado na célebre frase: Tenho em mim todos os sonhos do mundo de Fernando Pessoa, este mural representa um astronauta a voar num avião de papel, rodeado de planetas e estrelas. Uma metáfora visual do poder da imaginação e do sonho, especialmente importante no contexto da infância e do crescimento.

No segundo mural, uma estante de livros repleta de elementos simbólicos — como globos, livros coloridos e uma peça de xadrez — o Bispo, numa referência direta à Aldeia do Bispo. Inclui ainda o nome da aldeia, reforçando o orgulho e a identidade local.

Além da componente estética, a reabilitação do Polidesportivo incluiu trabalhos de manutenção, limpeza, preparação de superfícies e renovação da pintura base.

No próprio dia 1 de junho, foi assinado o Contrato Interadministrativo entre a Câmara Municipal da Guarda e a Junta de Freguesia de Aldeia do Bispo, com a presença do presidente da Câmara, Sérgio Costa, e do presidente da Junta, Micael Costa, para a futura instalação de WC’s e balneários públicos junto ao Polidesportivo — um passo fundamental para melhorar as condições de apoio e conforto dos utilizadores.

Estas infraestruturas vão potenciar a prática desportiva local, proporcionando aos atletas e à comunidade um espaço mais funcional e adequado para treinos, competições e atividades recreativas, fortalecendo o Polidesportivo como um verdadeiro centro de promoção da saúde, do bem-estar e do espírito desportivo na aldeia.

O Polidesportivo e apresenta-se agora reabilitado, unindo arte, funcionalidade e identidade local. Este espaço inspira especialmente os mais novos a crescerem com sonhos, criatividade e sentido de pertença.

Um agradecimento especial ao artista Telmo Lourenço (que participa este ano no SIAC 8), cuja arte deu cor, vida e alma a este local, transformando-o num verdadeiro símbolo da comunidade e do seu futuro.

Comentários

Mensagens populares