O Futebol que Une Gerações e Inspira Percursos

No último domingo do mês de julho, voltamos a estar juntos na Escola Primária, desta vez pela arte do Futebol - um desporto que, em qualquer lugar do mundo, une gerações, aproxima culturas e nos lembra que jogar é muito mais do que ter vontade: é partilha, disciplina e paixão.

A experiência internacional de Frederico Dias

Para nos falar desta arte desportiva, tivemos connosco o treinador Frederico Dias que foi pioneiro com a sua equipa a formar a Escola de Futebol de Luís Figo na China durante quase 3 anos. Fomos privilegiados em receber a partilha de tudo o que o Frederico vivenciou e aprendeu em termos pessoais e profissionais, enquanto treinador de crianças e jovens chinesas. 

Partilhou também connosco os desafios que viveu, desde alimentação até à própria cultura, que tem a sua forma de olhar e viver o futebol, até à forma como lidou com a língua e as estratégias para ser capaz de chamar o nome dos seus jogadores. Uma partilha muito rica da parte do Frederico, onde o coração esteve presente e onde as memórias permanecem vivas. Com uma participação ativa de quem estava a ouvir, com várias perguntas e reflexões sobre tudo o que o Frederico nos estava a trazer.

A tecnologia ao serviço do jogo com Telmo Frias

De seguida o Telmo Frias, partilhou também connosco a sua experiência de trabalho de dois anos, enquanto engenheiro informático ao serviço do clube de futebol Manchester City. E nesta partilha, várias foram as pessoas que ficaram admiradas com a importância que hoje em dia a tecnologia tem, até no mundo do futebol, para que as grandes equipas possam ter 1 ou 2% de vantagem em relação a outras equipas. O Telmo partilhou connosco programas informáticos que desenvolveu para se fazer um estudo mais aprofundado e especializado, dos movimentos da bola durante um jogo, por forma a compreender vários indicadores de que podem aumentar o sucesso da equipa.

Atualmente as grandes equipas de futebol apostam muito em reforçar a sua equipa técnica, não só com profissionais de desporto e saúde, mas também muito com profissionais da área da informática e tecnologia, pois esta é área hoje em dia que pode aumentar vantagens de uma equipa em relação à outra. Foi uma experiência muito enriquecedora para o Telmo e que lhe permitiu estar mais próximo de um mundo ao qual também tem uma grande paixão o futebol e assim unir dois dos seus maiores interesses – futebol e informática.

Histórias que Nascem na Aldeia e Chegam ao Mundo

Duas partilhas de dois conterrâneos de Aldeia do Bispo, onde o seu profissionalismo e humanidade foram reconhecidos lá fora, no mundo do futebol, partilhando também que só foi possível com trabalho, entrega e disciplina, valores também importantes a transmitir às crianças e jovens que estiveram presentes, dando-lhes também a conhecer duas formas diferentes de estar ligado à arte do futebol.

No final juntámo-nos todos no Polidesportivo da Aldeia e fomos jogar futebol, satisfazendo sobretudo as delícias dos mais novos, que rapidamente ensinaram aos adultos, a simplicidade com que se formam equipas e se começa a jogar futebol.

Grande Bem-Haja ao Frederico e ao Telmo, pela disponibilidade de ambos em estarem connosco em mais um Sábado Criativo N´Aldeia e partilharem as suas experiências tão ricas e inspiradoras na sua relação com o Futebol.

Próximo Sábado Criativo

E já há motivo para nos inspirarmos novamente! No próximo sábado, 23 de agosto, pelas 17h15, na Escola Primária da Aldeia do Bispo, teremos mais um Sábado Criativo – desta vez dedicado ao atletismo, com a presença de Inês Monteiro e Carla Monteiro. Uma tarde dedicada ao desporto, com uma tertúlia aberta, para ouvir as suas trajetórias, conquistas e desafios e no final uma caminhada.

Comentários

Mensagens populares